Modalidade de transporte que nasceu e se desenvolveu no Brasil, ao longo da década de 50 na região do ABC Paulista junto e no esteio das montadoras automobilísticas que ali se fixavam e na ausência de um transporte público que pudesse dar condições aos funcionários das empresas de se locomoverem de suas residências até o trabalho.
Mais de 50 anos depois, o serviço profissional de transporte de pessoas por fretamento é um suporte ao transporte público e do qual este não pode prescindir.
Hoje, boa parte das empresas que contratam o fretamento, contam com o serviço como parte integrante de sua logística de produção e como estratégia de mercado.
Com este serviço as empresas têm flexibilidade em fixar horários de trabalhos e turnos de produção de acordo com sua necessidade e estratégia.
O Transporte Profissional de Pessoas – Fretamento é destinado à condução de grupo definido de pessoas, com contrato específico, sem cobrança individual de passagens, não tendo caráter de serviço aberto ao público.
Divide-se em duas modalidades:
Fretamento Contínuo – é o serviço de transporte de passageiros prestado a pessoa jurídica, mediante contrato escrito, para determinado número de viagens, destinado ao transporte de usuários definidos. Envolve o transporte para indústrias, shopping centers, executivos, escolas, universitários, zona rural entre outros.
Fretamento Eventual – é o serviço prestado a um cliente ou a um grupo de pessoas, mediante contrato escrito para uma viagem com finalidade específica ou turística. Podemos destacar o transporte para excursões e viagens de turismo, traslados entre aeroportos e hotéis, city tours, eventos, passeios culturais e muito mais.